Educadores brasileiros saúdam os 60 anos da Federação Nacional de Professores de Ensino Secundário –FeNaPES, entidade uruguaia irmã e parceira de tantas lutas

O ano de 2023 marca os 60 anos de vida da FENAPES (Federación Nacional de Profesores de Enseñanza Secundaria), sindicato dos trabalhadores/as docentes do ensino secundário do Uruguai, correspondente ao nosso ensino médio brasileiro. Entidade que sempre caminhou junto com a história do país, a FENAPES foi perseguida quando, a exemplo de muitos países aqui da América Latina, inclusive o Brasil, o Uruguai sofreu com o regime militar totalitário no ano de 1973.

Na clandestinidade, a FENAPES nunca se furtou a continuar a luta por democracia e direitos no país. Desde o exílio, se manteve em pé na defesa dos/as docentes que sempre tão bem representou, atuando nas áreas de pesquisa, estudos e formação política. Passa por uma refundação em 1986 e, como na canção de Maria Elena Walsh, eternizada pela voz de Mercedes Sosa, a FENAPES ressurge como a cigarra: “tantas vezes me mataram, tantas vezes me morri, no entanto, estou aqui ressuscitando”.

Entidade parceira da CNTE e do conjunto da educação brasileira nas lutas continentais travadas na América Latina, por meio da atuação conjunta no âmbito da Internacional da Educação para América Latina (IEAL), a FENAPES sempre se colocou como um importante instrumento na defesa de uma educação pública e do desenvolvimento dos nossos povos irmãos.

Desde o Brasil, os/as educadores/as saúdam os 60 anos de vida da FENAPES, dedicados à luta por uma educação pública para o povo uruguaio e de toda a América Latina, que nunca se esquivou em propor a defesa das mulheres educadoras, da cultura popular de seu povo e das melhores políticas educativas para os/as uruguaios/ias.

Vida longa a FENAPES e à defesa da educação pública em toda a América Latina!

Brasília, 04 de dezembro de 2023

Direção Executiva da CNTE