1º de maio virtual terá atrações culturais, solidariedade e luta pela democracia

Nesta sexta-feira (1º/05), serão realizados atos virtuais em todo o país pelo fortalecimento da democracia, por mais emprego e renda e por solidariedade entre as pessoas durante a pandemia da COVID-19. Na Paraíba, a CUT-PB, a CTB-PB, a Intersindical, Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, assim como representações do movimento de mulheres, partidos do campo progressista e ADUFPB transmitirão uma live a partir das 9h até 11h30 pelo canal do Jornal Brasil de Fato no YouTube (www.youtube.com/c/BrasildeFatoPB).

A transmissão, de caráter político-cultural, tem como tema “Solidariedade, saúde, emprego, renda e democracia! Fora Bolsonaro!” e faz referência à insegurança da sociedade no momento de pandemia, em virtude da condução autoritária e negacionista do governo federal.

O evento trará intervenções das centrais, frentes, movimentos sociais e partidos do campo progressista, que levarão aos trabalhadores e trabalhadoras temas de luta e reflexão, com música e ações de solidariedade. Vários artistas confirmaram participação, entre eles: Adeildo Vieira, Djully, Escurinho, Cida Alves, Gatunas, Bebe de Natércio e chico Natércio, Beto Melo, Vitória Ohana e Maria Sem Vergonha.

Para o presidente da CUT-PB, Tião Santos, um dos maiores desafios do 1° de maio de 2020 é fazer com que a pauta do ato chegue ao maior número de trabalhadores e trabalhadoras possível. “A quarentena nos impossibilita de fazermos o ato como de costume e sabemos que a internet não é um mecanismo acessível a todos os trabalhadores. Entretanto não abriremos mão de denunciar o desmonte do Estado e toda essa conjuntura desastrosa do governo Bolsonaro”, disse.

A representante da Associação Brasileira de Mulheres (AMB) Joana D’Arc da Silva, falou das reivindicações do movimento feminista para o 1° de maio. “Nós do movimento de mulheres, enquanto trabalhadoras, nos unimos neste 1° de maio aos movimentos que pensam novas relações e formas de superar as opressões e diferenças no mundo do trabalho, defendemos que sejam desenvolvidas relações mais equânimes com garantia à vida das mulheres. É muito importante entender como as mulheres estão sendo afetadas neste momento de crise, a nossa vulnerabilidade em relação à violência doméstica, entender que devido ao patriarcado, sempre assumimos os papeis de cuidado, seja no espaço doméstico ou público, expressão disso é que mais de 50% dos(as) profissionais da saúde são mulheres ocupando cargos de enfermeiras, somos as mais afetadas pela pandemia. A gente quer que a humanidade, que toda a sociedade olhe para a violência contra mulher e diga não, a gente precisa que essas relações de desigualdade no trabalho e na vida das mulheres sejam superadas”, afirmou a representante do movimento de mulheres no ato virtual paraibano.

Após o término do evento na Paraíba, as centrais sindicais também transmitirão um ato virtual do 1° de maio Solidário para todo o Brasil, com apresentações feitas em casa por uma série de artistas. O evento nacional será exibido via transmissão cruzada no facebook da CUT-PB (www.facebook.com/cutparaiba).