O papel do sindicalismo na valorização docente em João Pessoa- PB

DOI: 

https://doi.org/10.22420/rde.v15i33.1248

Palavras-chave: 

Valorização docente, Sindicalismo docente, Direitos trabalhistas

Resumo

O objetivo desse artigo é analisar a função sindical na valorização dos/as professores/as de João Pessoa, capital da Paraíba, e a evolução da remuneração dos/as docentes no contexto do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica. Para tanto, desenvolveu-se estudo de cunho qualitativo, bibliográfico e documental ancorado no materialismo histórico dialético. A análise evidenciou o relevante protagonismo da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação na consolidação dos sindicatos docentes em nível nacional. A partir da atuação do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de João Pessoa, verificaram-se efeitos positivos na organização dos/as docentes enquanto classe e na implantação do Plano de Cargo e Carreiras e Remuneração do Magistério Municipal. A despeito dos questionamentos que buscam fragilizar a função sindical, principalmente frente às tentativas de mitigação dos direitos dos/as trabalhadores/as da educação, aos sindicatos cabe a manutenção das mobilizações em defesa da valorização profissional e da qualificação da educação.

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Biografia do Autor

Valdegil Daniel de Assis, Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Município de João Pessoa

Graduado em Ciências com habilitação em Química e mestre em Educação, ambos pela Universidade Federal da Paraíba. Especialização em Psicopedagogia. Atualmente é professor da Educação Básica II da Prefeitura Municipal de João Pessoa e presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Município de João Pessoa – SINTEM.

Luiz de Sousa Junior, Universidade Federal da Paraíba

Graduado em Ciências Econômicas e mestre em Educação, ambos pela Universidade Federal da Paraíba. Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor da Universidade Federal da Paraíba.

Vanusa Nascimento Sabino Neves, Universidade Federal da Paraíba

Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba e em em Direito pelo Centro Universitário de João Pessoa. Mestra em Gestão de Organizações Aprendentes pela Universidade Federal da Paraíba. Tem especializações em Enfermagem Pediátrica, Linhas de Cuidados em Enfermagem Saúde Materno, Neonatal e do Lactente, e em Enfermagem Obstétrica.

Raquel do Nascimento Sabino, Universidade Federal da Paraiba

Graduada em Letras  e em Pedagogia e mestra em Educação pela Universidade Federal da Paraíba. Mesma instituição na qual é doutoranda em Educação. É professora da Educação Básica do Município de João Pessoa.

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